terça-feira, 19 de junho de 2012

Sermão – Atos dos Apóstolos Capítulo 20 Versículos 7 a 12

Por - Lucas Vinicius Eloi Cardial, servo de Deus.

I. O Senhor Deus nos tem uma mensagem. Que vigiemos para que não caiamos no sono. Pois é certa a queda espiritual e mental dos que se adormecem da comunhão com Deus, e mais certa é a consequência que isto nos traz. O quão importante é estarmos sempre acordados e atentos para as ordens do SENHOR nosso Deus, pois mesmo com todas as ferramentas que Ele, o Senhor Deus põem em nosso ambiente para não dormimos, como “havia várias lâmpadas no cenáculo” (verso 8), é possível adormecermos para o que procede do Criador. (verso 9)

Percebam que o jovem Êutico, não estava totalmente dentro do cenáculo nem fora do cenáculo. Ele permanecia na Janela, sim a janela. A Janela que faz divisão entre “dentro e fora”, “estar e não estar”, “ser por Cristo ou não ser por Cristo”.

Da mesma forma acontece com quem está em cima do muro.

A expressão "ficar em cima do muro" significa não tomar partido, não escolher um "lado". Uma pessoa indecisa, que prefere não se manifestar à respeito de determinada situação.

Você está indeciso se segue ou não a Jesus? Está indeciso se você fará o bem ao seu próximo que te fere? Está indeciso se vem na Igreja ou se vai passear com os amigos? Está indeciso se crê ou não no espírito de profecia? Está indeciso quanto ser fiel ao seu conjugue? Está indeciso quanto a ordem natural da Criação? Está indeciso em ser um Cristão autêntico e ter uma vida de oração, ou ter um capada de Cristão, aparentar sem um Cristão mas não faz o que Deus te pede?

II. Deus nos faz advertência sobre não tomarmos uma atitude:

(1 Reis 18:21) "Então, Elias se chegou ao povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o"

Sim, Deus quer que tomemos uma atitude!

E novamente Deus nos adverte de estarmos nem dentro nem fora “no meio termo”:

( Apocalipse 3-15) “Conheço bem as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera se fosse frio ou quente”

E Deus diz o que faz quanto a estas pessoas:

(Apocalipse3-16) Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca.

Meu irmão, Deus é claro quanto aos que se dividem entre dois senhores. A Bíblia nos diz que “ Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de aborrecer-se de um e amar o outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro.” Lucas 16:13.

Quer ser você vomitado da boca de Deus? Quer você perder a vida Eterna com Cristo por ter adormecido quanto as coisas de Deus? Pois há consequência para quem adormece

III. A consequência do sono é a queda: “vencido pelo sono, caiu do terceiro andar...” ( vers.9) . A Consequência da queda é a morte: “e foi levantado morto” (vers.9). De certo que a consequência de se adormecer leva a morte, VIGIEMOS para não entrarmos em apostasia. Para não nos desligarmos das coisas que procede do Senhor Deus Todo Poderoso, devemos estar LIGADOS a todo tempo com Ele.

E já sabemos como devemos nos manter ligado a Deus, sabemos qual é a ferramenta que nos torna Cristãos autênticos: É TER A VIDA DE ORAÇÃO! É O FATO DE CRISTO SER A PRIMAZIA EM NOSSAS VIDAS! E saibam, que mesmo que você já esteja morto ou que você esteja morrendo, existe esperança para você! Pois assim como o Êutico que adormeceu, caiu e morreu, houve quem o abraçou e declarou: “Não vos perturbeis, que vida nele está.”(vrs 10). O Espírito Santo abraça os que caíram no sono, a fim de proclamar a todos que ainda existe vida neles, que ainda há esperança para a salvação.

E depois de “reavivados” na fé, possamos voltar a Comunhão com Cristo, assim como todos voltaram a ouvir Paulo, quando ele voltou, partiu o pão, comeu e lhes falou largamente. Retornemos as procedências do Criador para quando sairmos deste mundo, sairmos como o jovem Êutico e todos os que ali estavam: “Então conduziram vivo o rapaz e sentiram-se grandemente confortados”. Que na volta de Jesus, saiamos vivos, perfeitos e GRANDEMENTE CONFORTADOS EM NOSSO SENHOR CRISTO JESUS.

IV. Crendo nisto, crendo que DEVEMOS VIVER EM CRISTO, COM VIDA DE ORAÇÃO, sabendo que jamais cairemos da janela, sabendo que jamais morreremos em fé, pois estamos ligados a fonte de todas as bênçãos. Pois o Senhor Deus é justo quanto aos que seguem sua vontade, assim como foi com seu povo durante a jornada no deserto, servindo-lhes maná dos céus, proteção contra o calor perturbante do sol e o extremo frio da noite, saciando a sede de todos. É bem claro que Deus cuida dos que obedecem a Ele. Todavia, aos que não o seguem, aos que dormem, aos que negligenciam seus mandamentos e estatutos, Deus também deixa uma mensagem de Juízo: “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos." Mateus 25: 41.

Mesmo tendo nos advertido disto, Deus sempre deixa bem claro que jamais pensou em nos entregar ao fogo, em deixar-nos ser consumido. Pois Ele deixa bem claro que o “O fogo eterno” é “preparado para o diabo e seus anjos” e não para os quais foram criados a imagem e semelhança dEle.

V. Portanto busquemos a comunhão diária com Deus, nas primeiras horas de cada dia, pois a salvação é diária. Cristo deve ser a Primazia em nossas vidas, buscar primeiro as coisas que procedem de Deus.

“Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33). Buscando o reino de Deus em primeiro lugar, tudo que for realmente importante para minha vida me será dado. Deste modo irmão, não vos desanimeis caso seus alguns de seus desejos não se realizarem mesmo estando em plena comunhão com Deus, pois ele proverá somente o que te é necessário, pois sabemos que já não pertencemos a este mundo e logo deles sairemos para reinarmos nos céus ao lado daquele que nos criou.

A Paz seja convosco.

Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário